O mês de outubro de 2022 foi histórico para a escalada nacional. Em um intervalo de poucas semanas, surgiram três novas academias de escalada no Brasil. Uma delas a gente já contou para vocês todo o nosso envolvimento com bastante detalhe, que foi o caso do novo ginásio de Vitória, no Espírito Santo, onde a Toca Escalada Indoor inaugurou no fim de outubro. Mas hoje é dia de contar uma outra história para vocês, que volta lá atrás em 2020, quando a Tree Lab, mais nova academia de São Paulo/SP, nos procurou para auxiliar numa das fases mais importantes do desenvolvimento de qualquer academia de escalada: o projeto das paredes de escalada.
Mas, antes que haja qualquer desentendimento, a Fábrica de Formas NÃO desenvolveu o projeto das paredes de escalada da Tree Lab, que contratou nada mais nada menos que a Walltopia, maior empresa de projetos de escalada do mundo, sediada em Sofia, na Bulgária, para ser responsável pelos desenhos das paredes do seu ginásio. Mas então, como foi que a Fábrica de Formas (com pouco mais de um ano de vida naquela época)esteve envolvida com esse projeto tão grande?
Bem, tudo começou em 2020, quando o Thiago, idealizador da Tree Lab, levou o André, nosso sócio fundador, para conhecer o que viria a ser a Tree Lab, num sítio de construção na Lapa, na zona oeste da capital paulista, à noite. Durante a visita, o Thiago conheceu um pouco mais a visão do André a respeito de projetos de escalada, que vinha se desenvolvendo desde uma rica experiência durante seu intercâmbio na Austrália, e acabaram criando um vínculo. A partir dali, veio o convite a participar do seu projeto, primeiramente como uma das empresas cotadas para desenvolver o desenho das paredes de escalada do seu ginásio, mas em segundo lugar (e até com mais importância), como consultores, auxiliando na tomada de decisões projetuais à respeito do trabalho que viria a ser da Walltopia. Aí surgiu o serviço de consultoria de projetos da Fábrica de Formas.
Durante as reuniões com a Walltopia, nosso fundador André também participava, hora ativamente e em outras anotando todos os detalhes da apresentação que o projetista da empresa búlgara fazia das suas escolhas para a volumetria das paredes. Depois da apresentação, que por envolver bastante gente acabava sendo um pouco acelerada, Thiago e André se reuniam para discutir todas as implicações dos detalhes apresentados pela Walltopia no modelo de negócios que estava sendo visualizado para a Tree Lab. Esse acompanhamento continuou durante todo o trabalho de desenvolvimento do projeto até a conclusão e aprovação final pela Tree Lab.
Figura 1 – Opções de Design apresentadas após definição da volumetria das paredes de escalada
Design das Paredes de Escalada: Walltopia, 2020
Após a finalização do projeto, os trabalhos entre a Tree Lab e a Fábrica de Formas seguiram para uma nova fase, que foi denominada como um serviço de Coordenação de Projeto. Nele, a Fábrica de Formas seria responsável por organizar toda a compra de agarras e volumes necessários para a abertura do ginásio, de procedência nacional e internacional. Esse trabalho envolveu diversas planilhas e orçamentos, incluindo a escolha de quatro distribuidores internacionais de agarras localizados em quatro países distintos, em três continentes, e fazer todo o levantamento dos custos e logísticas de importação aérea e marítima dos produtos. Também estava incluso toda a seleção individual de cada jogo de agarra e cada cor que seria encomendada para compor a paleta do ginásio, que acabou seguindo com o orçamento final da empresa Holdtopia, associada à Walltopia, por facilidade logística e por uma melhor negociação de termos.
Figura 2 – Coordenação de Projetos
Fotos 1 a 3: Planilha orçamentária para compras de volumes e agarras (nacional e internacional)
Estudo quantitativo 3D de volumes Fábrica de Formas P/ projeção orçamentária
Design Paredes de Escalada: Walltopia, 2020
Todo esse trabalho acabou sendo barrado pela pandemia da COVID 19, que atrasou a abertura do ginásio em praticamente dois anos. Mas o que poderia ser definitivo para alguns empreendimentos não foi para a Tree Lab, que continuou se estruturando e se organizando até que estivesse pronta para abrir as portas para o mundo. Há quem diga que as coisas acontecem no ritmo exato que deveriam acontecer. E, diante de anos de muita luta, é uma alegria imensa ver que finalmente vieram os dias de glória para a Tree Lab. Uma vida longa à mais nova academia de escalada paulista. E viva a escalada brasileira.
Quer conhecer mais sobre os serviços de Consultoria Empresarial e Coordenação de Projetos da Fábrica de Formas? Entre em contato e converse com nossos especialistas.